terça-feira, 3 de julho de 2012

Seleção interna da IES [UFRN]

Bem, agora vou falar do segundo passo que eu tive que dar em todo esse processo, que foi a inscrição na minha IES (Instituição de Ensino Superior).  *Se você é de outra instituição, procure o órgão responsável pela mobilidade acadêmica internacional para saber mais detalhes*

Só alguns pontos a considerar:

"Você pode participar do Programa Ciência sem Fronteiras de dois modos diferentes: Candidatura Individual ou via IES. Em todos os editais, há uma lista de pré-requisitos para cada tipo de candidatura. Na via individual, você deve ter entrado na sua universidade via ProUni com nota do ENEM maior que 600, prêmio em olimpíadas de matemática ou similares, bolsa de iniciação científica, etc... LEIAM O EDITAL DA CHAMADA DE INTERESSE DE VOCÊS. (http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/graduacao1)"

Para a candidatura via IES, os requisitos no edital DA MINHA CHAMADA foram esses:

- Estar matriculado em um curso que esteja dentro das áreas prioritárias
- 20-90% do curso integralizado
- Teste de proficiência em Inglês (citando a nota mínima)

Basicamente isso! Então eu fui no site da Secretaria de Relações Internacionais da UFRN (SRI/UFRN) para ver o que eu tinha que fazer para me inscrever na minha IES. A UFRN abriu um edital de fluxo contínuo, em que você pode se inscrever em qualquer época do ano, basta levar seus documentos lá na sede e pedir mais informações (o prédio deles é aquele antigo prédio sede da SBPC, branco, próx ao Centro de Convivência). Aqui tá o site deles, mas como o link para download do documento tá off, vou postar o que eu tenho aqui no meu pc, mas vão lá se informar se é isso mesmo! http://www.sri.ufrn.br/noticias/ler/345 

Edital 001/2012-SRI-UFRN

SELEÇÃO INTERNA PARA
MOBILIDADE DISCENTE NO EXTERIOR

1.      Objetivo: Selecionar, em fluxo contínuo, os alunos da UFRN que apresentam suas candidaturas a um período de mobilidade no exterior, sejam eles ou não beneficiários de um apoio da UFRN ou dos programas e redes de cooperação dos quais ela participa.

2.      Justificativa: Considerando a intensificação da cooperação internacional na UFRN e a adesão desta universidade a redes, grupos e programas que favorecem a mobilidade discente, como o Programa Ciência sem Fronteiras (Decreto nº. 7.642, de 13 de dezembro de 2011), é importante que sejam identificados e selecionados permanentemente os alunos cuja excelência acadêmica permita sua participação em programas de mobilidade. O caráter permanente da seleção interna se justifica pelo prazo muitas vezes exíguo de uma chamada para mobilidade no exterior e o sistema de fluxo contínuo nos permitirá uma resposta mais rápida a essas chamadas.

3.      Recursos disponíveis: os recursos específicos para cada chamada serão especificados oportunamente, bem como as instituições ou programas responsáveis por seu custeio. Caso necessário, editais complementares a este poderão disciplinar aspectos específicos das chamadas.

4.      Requisitos para inscrição na seleção interna: O discente candidato a um programa de mobilidade no exterior deverá:

a)      Ser brasileiro ou ter cidadania brasileira;
b)     Estar regularmente matriculado em um curso da UFRN que corresponda, parcial ou integralmente, às áreas especificadas no programa para o qual concorre, tendo concluído as disciplinas consideradas necessárias para o bom andamento dos estudos no exterior;
c)      Ter participado ou participar com destaque de atividades de extensão, de ensino ou de pesquisa, como bolsista ou como voluntário;
d)     Apresentar Média de Conclusão Normalizada (MCN), calculada pelo SIGAA, igual ou superior a 500 *nota: há rumores que mudaram para 400;
e)      Ter conhecimento do idioma utilizado na universidade de destino, nos níveis por ela determinados, apresentando, caso o programa assim o exija, o certificado do teste oficial relativo àquele idioma ou, caso não haja essa exigência, o certificado de aprovação em teste de proficiência do Instituto Ágora da UFRN.

5.      Benefícios concedidos aos candidatos selecionados: Os benefícios serão especificados quando da divulgação de cada chamada existente.

6.      Período de inscrição na SRI: As inscrições para mobilidade discente no exterior far-se-ão em fluxo contínuo, ao longo do ano de 2012, ficando determinado, a cada chamada, o prazo limite para a aceitação das inscrições.

7.      Participação nas chamadas específicas: Poderão participar de uma chamada específica os alunos considerados aptos pela SRI, desde que se tenham submetido com sucesso a esta seleção interna e manifestem por escrito seu interesse naquela chamada.

8.      Cronogramas e divulgação dos resultados: Tanto os cronogramas quanto a divulgação dos nomes dos candidatos selecionados serão publicados quando da abertura de um processo seletivo para cada chamada.

9.      Documentos exigidos para a seleção interna:

a)    Certificado de proficiência na língua estrangeira utilizada na universidade de destino pretendida, expedido pelo organismo oficial responsável pelo teste ou pelo Instituto Ágora da UFRN, segundo o caso;

b)     Atestado de índices acadêmicos, impresso no SIGAA;

c)      Histórico das disciplinas já cursadas;

d)  Comprovante de participação em atividade de ensino, pesquisa ou extensão, registrada no SIGAA;

e)    Carta de apresentação de um docente da UFRN, datada de até 15 (quinze) dias antes da data de submissão da inscrição, defendendo a pertinência, em termos gerais, do desenvolvimento de estudos no exterior e aludindo a um ou mais pontos que atestem o destaque do aluno em suas atividades acadêmicas.

10.  Desempate: Caso a chamada para a qual concorrem estipule um número exato de participantes, serão considerados os índices oficiais da UFRN, apresentados pelos alunos na seleção interna. Outros critérios poderão ser estipulados em cada chamada específica.

11.  Casos omissos neste edital serão decididos pela SRI, ouvidas as Pró-reitorias de Graduação, de Pós-Graduação, de Pesquisa e de Extensão.


Natal, 05 de janeiro de 2012.


Prof. Dr. Márcio Venício Barbosa

Secretário de Relações Internacionais





Quando fiz minha inscrição na SRI, o edital da Holanda tinha aberto no mesmo dia, então me disseram que eu já poderia me inscrever online no site do CsF e levar o recibo da inscrição para eles. 
O processo parece difícil, mas não é, o pessoal é bem legal e a UFRN não quer barrar ninguém, só quer nos ajudar ;) 
A lista dos homologados pela UFRN (com os nomes dos alunos aprovados para seguir para a seleção nacional das chamadas lançadas em abril) demorou um pouco para sair, mas pelo que vi, quase todos os inscritos foram aprovados. Isso nos possibilita a concorrer agora a nível nacional com alunos de várias IES e curso diferentes, os critérios de desempate nessa fase estão listados no edital! (EDITAL é a palavra mais importante!!! Nunca esqueçam de ler e reler o edital). Basicamente, os critérios de desempate a nível nacional são:

- Nota do ENEM (o novo, quando disponível, eu só tinha nota do velho e não deu problema em nada)
- Nota da proficiência (importante! Mas nesses primeiros editais, isso não tá tão difícil, pois tem pouca gente e muita vaga)
- Prêmios acadêmicos

Mas não se preocupem, não é difícil como parece!



Então, qualquer dúvida, podem me perguntar aqui ou entrar em contato com a SRI (ou com o órgão responsável da sua IES). 

E vamos lá! :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário