quarta-feira, 18 de julho de 2012

Dicas úteis para os próximos editais

Peguei esse texto do grupo do Facebook Ciência sem Fronteiras - Holanda, aproveitem! Cada país tem um grupo no Facebook que ajuda bastante, além de suas próprias pesquisas em sites confiáveis na internet.




Algumas informações básicas sobre o primeiro edital da graduação serão listadas aqui com o intuito de ajudar os interessados que venham a participar dos próximos editais.

Como funcionou (simplificando): 
  1. Nos inscrevemos no site do CsF
  2. Demos entrada na nossa universidade aqui no Brasil (homologação)
  3. Falamos com universidades na Holanda (falar com a universidade é mais que comunicar sua participação no programa, você precisa se inscrever como um aluno de intercâmbio no sistema deles)
  4. Recebemos a notícia que fomos "homologados" pela Universidade de Origem
  5. Recebemos "aceites parciais" das universidades de lá
  6. Universidades mandaram lista de quem foi "aceito" para a Nuffic Neso Brasil
  7. Nuffic resolveu os casos duplicados e mandou e-mail de volta para as universidades
  8. Universidades nos informaram que estávamos na lista deles
  9. Recebemos o email do CNPq pedindo para preencher formulário com data de embarque, procurador, início das atividades e dados da conta
  10. Imediatamente recebemos email com o "TERMO DE CONCESSÃO E ACEITAÇÃO DE BOLSA NO EXTERIOR". Basta "aceitar" digitalmente
  11. Após alguns dias, chegou um email com 3 anexos: "Carta de Benefícios" (não assinada), "Procuração de Bolsa no Exterior" e "Termo de Compromisso de Bolsa no Exterior". Estes dois últimos devem ser impressos e enviados ao CNPq (precisa firma reconhecida? *Essa dúvida ainda persiste)
  12. A "Carta de Benefícios" chegou na nossa residência assinada (falta essa etapa ainda para algumas pessoas)

Dica: os prazos, SEMPRE que necessário, serão prorrogados.
Dica 2: os sistemas, SEMPRE que possível, apresentarão erros bizarros.
Dica 3: se você se candidatou pela sua universidade, os critérios para a homologação são DE SUA UNIVERSIDADE. Aqueles critérios do CNPq como: a) iniciação científica, b) premiações científicas, c) anos de curso são critérios de desempate, a serem utilizados depois que você for homologado por sua IES.
Dica 4: você não está necessariamente concorrendo com as pessoas do edital, o lance deste edital é o contato com as universidades (junto aos requisitos básicos do edital), logo, não fique aí imaginando que você não vai conseguir. Faça uma boa apresentação de si mesmo e do seu currículo e se candidate a várias universidades.
Dica 5: se você não conseguiu fechar o processo de inscrição antes do fim do prazo, não se desespere! Desde que o contato tenha sido iniciado dentro do prazo, tudo deve dar certo =)


Um comentário:

  1. Olá! eu já me inscrevi no CsF e fui homologada.. Já posso entrar em contato com as universidades sem nem saber se fui aceita pelo CNPq??

    ResponderExcluir