sábado, 9 de março de 2013

Programa de estudos - NIHES/Erasmus MC

Vim aqui passar rapidinho para postar umas informações sobre o que a minha universidade oferece para estudantes de Medicina do CsF e já avisando: o programa continua SEM CLÍNICA/SEM PRÁTICA MÉDICA, muito menos apresenta conteúdos de "Medicina de verdade" como muitos gostam de falar por aí. O foco é em Epidemiologia e em P-E-S-Q-U-I-S-A, portanto, se você não tem interesse, nem tente! Sério!
Mas se você quer uma experiência bem diferente do que você teria no Brasil, principalmente em relação à pesquisa, escolha a NIHES-Erasmus MC.

- Informações gerais: http://nihes.nl/brazil/?repeat=w3tc

- Arquivo .pdf com o cronograma do curso: http://nihes.nl/brazil/files/2012/11/Science-without-Borders-Holland-Call.pdf



Eu acho frustrante não poder usar o potencial daquele hospital imenso (segundo maior da Holanda em número de leitos) e do sistema de saúde holandês (com suas peculiaridades em questões como aborto, eutanásia, manejo de gestantes e do parto, etc...) para aprender e voltar pro Brasil com essa experiência, mas é o que temos...

E fiquem cientes que Rotterdam (e toda a Randstad) é cara e estamos lutando para incluí-la como cidade de alto custo para o CNPq, considerem isso em suas escolhas.

It's up to you! Espero ter ajudado.

3 comentários:

  1. Oi Dominique! Sou Isabela e minha primeira opção pelo CsF é Rotterdam. Você pode explicar melhor como são os custos da cidade? Minha única preocupação é quanto ao custo de vida :(

    ResponderExcluir
  2. olá! eu gostaria muito de poder conversar melhor com voce. estou com muitas duvidas quanto ao país que devo escolher, porque nao só uma experiencia academica rica, desejo tambem uma experiencia de vida diferente. quero ser psiquiatra, e creio que o melhor lugar para estudar neurociencias seria, no geral, a inglaterra (nao quero morar nos EUA). Entretanto, estou realmente perdido. No momento minhas opçoes sao holanda, UK e suecia. Voce poderia me deixar um email de contato ou me adicionar no facebook para conversarmos melhor? se nao for incomodo para voce. Meu email é phpcoser@hotmail.com Muito obrigado, desde ja.

    ResponderExcluir
  3. Ouvi dizer que como todos pacientes tem plano de saude (nao existe um SUS) é minimizado o contato do estudante com o paciente, apenas os residentes/professores podem examina-los.

    ResponderExcluir